28 de janeiro de 2010

Educação ambiental para os alunos do concelho

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul está a desenvolver um projecto de Educação Ambiental, dirigido a todos os alunos das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins-de-infância do Concelho.

O projecto, desenvolvido por técnicos das áreas do ambiente e da educação da autarquia, tem como principal objectivo promover boas práticas ambientais. Para além disso, pretende-se trabalhar, especificamente, o tema dos resíduos, conseguindo assim a devida utilização dos Ecopontos, já colocados nas Escolas e Jardins-de-infância, e sensibilizar para a importância efectiva da correcta separação dos resíduos e reutilização dos materiais.

Fonte:Notícias de Vouzela.

26 de janeiro de 2010

MERCADO DA AGRICULTURA TRADICIONAL

Realiza-se no próximo dia 13 de Fevereiro, sábado, mais uma edição do Mercado da Agricultura Tradicional. O evento vai decorrer no largo da Câmara Municipal São Pedro do Sul, entre as 09h00 e as 13h00, e conta com animação musical e a venda de produtos da terra. Adriano Azevedo, vereador da autarquia sampedrense, explicou que “esta segunda edição tem dois objectivos primordiais, o primeiro é responder às exigências dos produtores agrícolas que há muito tempo nos solicitavam um espaço na vila para a venda dos seus produtos, além da loja das Termas, de forma regular aos consumidores de S. Pedro do Sul, de Viseu e da Região. O segundo é promover a Região porque haverá ainda um mercado regular na Serra, zona da Coelheira, para atrair público de fora do concelho através dos nossos produtos tradicionais. Promovendo a natureza, a aldeia e os produtos típicos”. Na prática a autarquia prevê a criação de dois mercados complementares entre si, mas desencontrados no tempo e espaço, um realizado no Largo do município o outro na Serra. “Pretendemos dar continuidade à primeira edição do Mercado da Agricultura Tradicional e outra iniciativa complementar com um leque de oferta alargado para o turista que se revê na cultura tradicional da própria terra que é cultivada pelo produtor agrícola em moldes tradicionais, mas acompanhado por um engenheiro agrícola. É uma iniciativa que visa melhorar a economia familiar”, adiantou o vereador.

Fonte: Notícias de Vouzela

17 de janeiro de 2010

Boneco de neve feito na Ladreda por alguns populares, que tiraram as mãos dos bolsos e construiram um boneco com mais de 3 metros de altura no dia 10 de Janeiro de 2010.


As chuvas que se fazem sentir no distrito provocaram chaia no rio da Ladreda no dia16 de Janeiro de 2010.



5 de janeiro de 2010

RIO


4 de janeiro de 2010

ESCOLA PRIMARIA

A falta de crianças levou ao encerramento da escola primária da Ladreda, construída por volta de1949.
Actualmente a escola tem a função de jardim de infância.

 

PALCO DE FESTAS

As festas populares da Ladreda realizan,se no segundo fim de semana de Setembro.


 

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA

 Foi na Capela da Nossa Senhora da Ajuda que se realizou a primeira celebração eucarística em 21-10-1985, quando esta ainda se encontrava em construção.
A romaria em honra de Nossa Senhora da Ajuda realiza-se anualmente, no 2º domingo de Setembro.

3 de janeiro de 2010

ALMINHAS

Alminhas .....

2 de janeiro de 2010

MOINHO A AGUA

É com alguma nostalgia que nós podemos ver o único moinho a água existente na Ladreda completamente abandonado.

CONTACTOS DO BLOG

Se quizer contactar o blog Ladreda Online utilize o nosso mail:

ladredaonline@gmail.com

BLOG ACERCA DA LADREDA

É com orgulho que neste ano de 2010 nasce nesta pequena localidade, Ladreda, um blog com a finalidade de promover e divulgar o que por cá se passa. Esta ideia surgiu no intuito de que a nossa terra não caia no esquecimento dos nossos conterrâneos espalhados pelo mundo fora.

1 de janeiro de 2010

Ladreda

Ladreda situa-se na freguesia de Figueiredo de Alva ,concelho de São Pedro do Sul.
O seu povoamento é disperso, sendo dividido pela estrada nacional nº228.
 Na actualidade os seus habitantes dedicam-se à agricultura, principalmente para consumo proprio,a população mais jovem procura empregar-se noutros sectores ,nomeadamente o secundário e o terciário.