28 de fevereiro de 2010

Região de Turismo Dão Lafões



No interior centro de Portugal, a Região de Turismo Dão Lafões, com uma área aproximada de 3 000 Km2 é formada pelos municípios de Viseu, Aguiar da Beira, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Sátão, São Pedro do Sul, Tondela, Vila Nova de Paiva e Vouzela.
Chegamos à Beira, descansando o olhar entre o verde dos pinhais e dos campos, o cinzento do granito e do xisto, as cores vivas das giestas, da urze, da carqueja, dos loendros em flor. Aldeias antigas, vilas e cidades à medida das pessoas. O campo e a cidade, em tranquilidade. Região de recantos maravilhosos e diversos, de terras que o desenvolvimento não desvirtuou, na essência, pessoas que são melancolia e alegria de viver, distância e encontro...
Em plena bacia do Vouga, entre o Caramulo e o maciço da Gralheira, situa-se a zona de Lafões, composta por uma série de vales graníticos favoráveis à circulação de água, produzindo numerosas nascentes que tornam a paisagem verdejante.
Fazendo o seu caminho até ao Mondego através da Região, o rio Dão integra-se numa paisagem planáltica, em cujas terras férteis se destaca o cultivo da vinha, dando nome ao afamado Vinho do Dão (todavia, em termos vitivinícolas, a região demarcada do Dão prolonga-se por outras terras, que fazem parte das vizinhas Regiões de Turismo do Centro e da Serra da Estrela).
Na zona norte da Região marcam presença as águas cristalinas do Rio Paiva, um dos menos poluídos da Europa, enquadradas pelos campos de cultivo e pelas montanhas que contribuiram para o desenvolvimento de hábitos comunitários ancestrais.
Por toda a Região encontramos um valioso património, fruto de uma paixão milenar do Homem por estas terras... Marcas de outros tempos, desde a Pré História (numeroso vestígios do Megalitismo), à cultura castreja e domínio Romano, à época Medieval e à presença Judaica. São também construções religiosas de diversas épocas, casas solarengas e jardins, casas rústicas e aldeias escondidas...

Sejam todos bem vindos... voltem sempre.
Publicado por:Portal Cidade de Viseu.

16 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE NEGRELOS

Hoje, 16de Fevereiro de 2010, realizou-se mais um carnaval em Negrelos que celebrou 30 anos.
Apresento de seguida algumas fotos do desfile.

15 de fevereiro de 2010

CARNAVAL SANTA CRUZ DA TRAPA 2010


Ontem, 14 de Fevereiro de 2010, realizou-se mais um Carnaval na vila de Santa Cruz da Trapa.
Apresento de seguida algumas fotos do desfile que, apesar das baixas temperaturas, não deixou de sair à rua.



13 de fevereiro de 2010

S.Pedro do Sul: Placas informativas de risco de incêndio florestal

O concelho de S. Pedro do Sul é pioneiro no distrito de Viseu na colocação de placas informativas do risco de incêndio florestal. Um investimento inteiramente da responsabilidade da Câmara Municipal e que abrangerá as dezanove freguesias do concelho.
O Decreto-lei nº 124/2006, de 28 de Junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei nº 17/2009, de 14 de Janeiro, impõe restrições quanto ao uso do fogo, isto é, fora do período crítico (Julho, Agosto, Setembro e Outubro) continua a ser proibido usar o fogo, todos os dias do ano, em que o risco de incêndio seja muito elevado ou máximo.
Assim, nos dias em que o risco de incêndio seja muito elevado ou máximo não são permitidas: queimadas (após licenciamento na Câmara Municipal) – o uso do fogo para renovação de pastagens ou eliminação de restolho e eliminar sobrantes de exploração cortados mas não amontoados; e queima – o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração cortados e amontoados.
Para saber se pode ou não usar o fogo verifique a informação que consta na Placa de Risco de Incêndio Florestal da sua freguesia.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento podem contactar o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal ( 808 202 426 ) ou a GNR local ( 232 720 060 ).Quem pretender fazer uma queimada deverá contactar a Câmara Municipal para o devido licenciamento e garantia das condições de segurança.
Lembre-se ainda que mesmo que não exista risco de incêndio muito elevado ou máximo é proibido acender fogueiras a menos de 300 metros de matas, lenhas, palhas ou qualquer material susceptível de arder, e de 30 metros de construções.
 
Publicado por:Notícias de Viseu

Estudo científico descobre propriedades anti-cancerígenas nas maçãs de Bravo Esmolfe, Pêro Pipo e Malápio da Serra

O consumo regular das maçãs Bravo de Esmolfe, Pêro Pipo e Malápio da Serra, pode prevenir o aparecimento de alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares.

Um recente estudo científico veio demonstrar que as maçãs tradicionais Bravo de Esmolfe, Pêro Pipo e Malápio da Serra, apresentam uma “elevada actividade biológica” com características “antioxidantes”.

Publicado:Notícias de Viseu

11 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE NEGRELOS

O Corso Carnavalesco de Negrelos celebra este ano 30 anos e promete animar as ruas de S. Pedro do Sul na terça-feira de Carnaval. O cortejo tem início marcado para as 15h00 e é organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Negrelos.
Este ano o desfile vai integrar dois grupos de Bombos e Tarolas, um de Braga e outro de Vila Real, uma fanfarra, gigantones, cabeçudos, foliões e oito carros alegóricos. Também e mediante contacto prévio com a organização, qualquer folião se pode juntar à festa.

6 de fevereiro de 2010

Portagens na A25

A via liga a região ao litoral e a Espanha

Os presidentes das Câmaras de Oliveira de Frades, Viseu e Vouzela são contra a possibilidade de a A25 vir a ter portagens.
A infra-estrutura que liga a região ao litoral e a Espanha não tem uma via alternativa com condições razoáveis de circulação e este é um dos motivos apontados pelos autarcas para contestar a possibilidade de introdução de portagens.
O Governo está a estudar a hipótese de colocação de portagens em algumas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), mediante alguns critérios, retomando uma discussão que, de quando em vez, é introduzida na vida político-económica portuguesa
Aquando da inauguração do lanço da A25 entre Albergaria-a-Velha e Boa Aldeia José Sócrates, então já primeiro-ministro, garantiu que este troço não teria portagens enquanto o rendimento per capita da região não estivesse muito próximo da média nacional. Uma situação que ainda hoje se mantém, pelo que a promessa do primeiro-ministro não tem razões para ser alterada.
Se a introdução de portagens for uma realidade irá contar com a contestação popular e dos autarcas da região.

Fonte:Notícias de Vouzela

2 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DANÇA DOS CUS


Um dos Carnavais mais antigos de Portugal realiza-se em Cabanas de Viriato, onde a dança dos cus atrai milhares de pessoas.

100 VISITAS

Num mês LADREDA online atingiu 100 visitas, espero continuar a dar noticias da nossa aldeia  para os habitantes e conterraneos que habitam fora. Continue a visitar-nos, deixe a sua opinião, algo que quer ver,etc.

Também  pode ajudar neste blog, quando souber algo da nossa aldeia ou aldeias vizinhas, partilhe connosco, também pode vir a ser um colaborador, estamos a precisar, para  podermos dar mais e melhores noticias.