20 de fevereiro de 2011

2000 Visitas

Devagar mas chegamos às 2000 mil visitas,a Ladreda é pequena e os temas para posts não abundam, mas faz-se o que se pode. Obrigado a todos os visitantes do Ladredaonline.blogspot.com  que contribuiram para chegarmos a este número.

9 de fevereiro de 2011

Restrições ao uso do Fogo em S. Pedro do Sul

O flagelo dos fogos tem vindo a assolar o nosso país mesmo fora do chamado “Período Crítico”. Devemos, uma vez mais, agir preventivamente e impormo-nos a nós próprios restrições quanto ao uso do fogo.
De acordo com a lei e mesmo estando fora do “Período Crítico”, continua a ser proibido usar o fogo, mesmo fora daqueles meses, todos os dias do ano em que o risco de incêndio calculado seja “Muito Elevado” ou “Máximo”.
Assim, nos dias em que o risco de incêndio seja “Muito Elevado” ou “Máximo” não são permitidas:
- Queimadas: queimar com intenção de renovar e eliminar restolho para pasto dos animais;
- Queimas de Sobrantes: queimar sobrantes agrícolas ou florestais.
Para saber se pode ou não utilizar o fogo, contactem o serviço do Gabinete Técnico Floresta (GTF) da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul ou a GNR local.
Quem pretender fazer uma queimada de pastagem ou de restolho deverá contactar a Câmara Municipal para o devido licenciamento e garantia das condições de segurança.
Lembra-se ainda que mesmo que não exista risco de incêndio “Muito Elevado” ou “Máximo” é proibido acender fogueiras a menos de 300 metros de matas, lenhas e palhas ou qualquer material susceptível de arder e 30 metros de construções.

Publicado por:ViseuMais,